quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Xacriabás

Os Xakriabás constituem o mais numeroso grupo indígena remanescente em MinasGerais, com cerca de 6.5004 índios, cujas 34 aldeias localizam-se no município de São João das Missões, norte do Estado, contemplando 53,4 mil hectares de reserva indígena. A maior aldeia desse grupo, denominada Brejo do Mata Fome, possui escolas estaduais, postos de saúde e de apoio da Fundação Nacional do Índio(FUNAI) e é onde se desenvolve a principal atividade econômica desenvolvida pelo povo Xakriabá, a agricultura de subsistência, que é desempenhada pelos indígenas mesmo sofrendo com as graves conseqüências que lhes são impostas pelas condições climáticas desfavoráveis da região.
Cabe destacar, que nas eleições municipais, em 2005, membros da comunidade Xakriabá foram eleitos para os cargos de prefeito e vereadores na Câmara Municipal de São João das Missões, sendo que quatro dentre os cinco indígenas eleitos para o cargo de vereador ainda residem na reserva da comunidade,demonstrando a consciência e força política dos membros daquele grupo.
Em relação às terras pertencentes ao povo Xakriabá, segue ainda uma disputa com o Governo Federal, constitucionalmente responsável pelos povos indígenas, pela revisão dos limites territoriais de sua reserva, decorrente de algumas famílias que ainda encontram-se fora da área demarcada


Fonte: Marco de Referência Povos Indígenas em Minas Gerais - ESTADO DE MINAS GERAIS - SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E GESTÃO. Disponível em: http://www.egov.mg.gov.br/consulta/Marco%20Povos%20Indigenas.pdf

Clique no link abaixo e veja o  vídeo abaixo que mostra um pouquinho do dia a dia desses índios.


O que você achou do vídeo sobre o povo Xacriabá? Era dessa forma que você imaginava uma aldeia indígena? E a escola que as crianças xacriabás frequentam? Você achou parecida com a nossa escola? Quais foram as semelhanças e as diferenças observadas por você?

11 comentários:

  1. diferente do que eu imaginava , na verdade não . achei as escolas super estranhas, não são nem um pouco parecidas com a nossa escola , muito diferentes mesmo .
    semelhanças : eles tem que trabalhar tambem ,eles moram em casas , tem escolar , etc .
    diferenças: nas escolas , crenças cocares , quase tudo .
    [b]A.
    Ariel B. Leite C.
    ESMERALDA

    ResponderExcluir
  2. eu acho que nessa tribo não esta muito longe de uma cidadezinha pois la tem luz internet ja aceitarão jessus e isso trasmuita diferenca dos tempos de antigamente tiago,m e samuel,b esmeralda 6serie

    ResponderExcluir
  3. Eu pensava que a vida indígena fosse totalmente diferente .Atualmente os indígenas fazem parte do cotidiano da gente,não como antigamente.Achei muito interessante esse vídeo e esse texto pois podemos conhecer um pouco mais da miscigenação do nosso Brasil.

    Bruna Emanuelle da Cunha
    Esmeralda

    ResponderExcluir
  4. Maria Luiza de Andrade Alves e Rafaela Bianca , turma :esmeralda22 de novembro de 2010 às 06:43

    Achamos bem interessante o video , não foi bem da forma que imaginavamos , tinhamos em mente pessoas semi-nuas , pintadas e fazendo ritos , nossa imaginação achava que seria da mesma forma que era na época da colonizaçao.
    Nas escolas , eles recebem o estudo parecido com o nosso , mais com dificuldades de ter acesso a escola , também a tecnologia menos avançada e dificuldas financeiras.
    DE: Rafaela Bianca e Maria Luiza A. Alves
    turma : esmeralda

    ResponderExcluir
  5. O vídeo do xacriabas é muito interessante porque não era nada doque eu imaginava. A escola que as crianças estudam é bem parecida com a nossa de menos no número de pessoas. Eu achei a aldeia muito moderna, os índios já tem até acesso a internet .
    Luciano G. T.
    Jefferson
    Turma : Esmeralda

    ResponderExcluir
  6. O vídeo mostra uma situação de um povo,que é uns dos principais povos do Brasil que está passando dificuldades e assim refletimos que o nossos índios precisam de cuidados.
    Todos nos achavamos e imaginavam uma aldeia cheia de ocas,índios nus,rituais e culturas tipícas como sua culinaria.
    já a escola nos não imaginavamos que poderiam existir numa tribo índigena e isso é algo novo para cultura índigena posteriomente para o Brasil.
    Na tribo dos Xacriabá as escolas de lá não parecem com a da nossa pois as deles são pequenas e a nossa é média.
    As escolas dos Xacriabá são diferentes da nossa pois as deles não tem quadra de esportes,não tem uma grande infrainstrutura,contém somente uma sala e um professor, já nosso escola tem quadra,tem uma boa infrainstrutura,contém várias salas e temos vários professores porém isso é uma evolução para o Brasil.

    Eduardo Quaresma e Igor Henrique
    Esmeralda

    ResponderExcluir
  7. Gabriela Sabriene Ribeiro Resende23 de novembro de 2010 às 12:52

    O povo Xacriabás é um dos poucos restantes no Brasil .Não é uma aldeia que as pessoas ficam com poucas roupas e não tem acesso a casas e coisas diferentes.Confesso que até achei parecido com aquelas famílias do interior mais o que permanece e faz deles índios é a cultura.
    Pelo que deu pra vê , eles são um povo muito pobre que tem muitas dificuldades. A escola não é das melhores e nem o ensino. Por serem muitos humildes não tem acesso a tecnologia , internete e não podem pesquisar, obter mais informações.
    As nossas vidas são com certeza melores que as deles ,tanto nas escolas como em casas . O que temos em semelhança é que somos pessoas comuns e temos direitos iguais e a diferença é que nossas condições são melhores do que as deles .

    Aluna: Gabriela Sabrine Ribeiro Resende
    Turma : Esmeralda

    ResponderExcluir
  8. Bem fiquei surpresa em ver os índios pois tinham casas,acesso a internet,usam roupa,etc.
    Nao imagina de outra forma bem diferente dessas.Na minha imaginação vinha aqueles índios do livro,desenhos o índio tradicional.
    É bastante parecida com a nossa.
    Tem professores,carteiras mais tem poucos alunos estudando nao e como aqui que tem varias salas de aula com bastante alunos.
    A diferença e que as condiçoes financeiras nao sao favoraveis a eles,as semelhanças eles tem casas,escolas,etc.

    Alunas:Natalie Lorrane e Bruna Leticia
    Turma:Esmeraldas

    ResponderExcluir
  9. Achamos bem interessante o video , não foi bem da forma que imaginavamos , tinhamos em mente pessoas semi-nuas , pintadas e fazendo ritos , nossa imaginação achava que seria da mesma forma que era na época da colonizaçao.
    Nas escolas , eles recebem o estudo parecido com o nosso , mais com dificuldades de ter acesso a escola , também a tecnologia menos avançada e dificuldas financeiras.
    DE:Frederico E Heitor Wedenis
    Turma Esmeralda

    ResponderExcluir
  10. Achamos bem interessante o video , não foi bem da forma que imaginavamos , tinhamos em mente pessoas semi-nuas , pintadas e fazendo ritos , nossa imaginação achava que seria da mesma forma que era na época da colonizaçao.
    Nas escolas , eles recebem o estudo parecido com o nosso , mais com dificuldades de ter acesso a escola , também a tecnologia menos avançada e dificuldas financeiras.

    ResponderExcluir
  11. Bárbara Luyse e Eduarda Gonçalves29 de novembro de 2010 às 09:28

    O vídeo é muito interessante!Ele conta um pouco de como é a vida dos ídios Xacriabás.Essa aldeia,se localiza no município de São Joao das Missões,possui um enorme conjunto de 22 aldeias com cerca de 6.500 ídios.O seu cacique,se chama Domingos Nunes de Oliveira.Os índios Xacriabás,possuem escolas e postos de saúde fornecidos pela FUNAI.
    Nós achamos que suas casas fossem primitivas.As chamadas "ocas".Nós acreditávamos que eles não tivessem escolas e nem postos de saúde.Nós imaginamos que eles eram aquela "figura" dos séculos passados;mas pelo contrário,esses indígenas são extremamente modernos.
    Mais ou menos, a escola dos pequenos Xacriabás não tem alguns recursos que a nossa escola tem!Ela é uma escola bem simples;as semelhanças são que a escola dos índios Xacriabás tem quadros "lousas",tem carteiras,portas e janelas,mesa e cadeira para os professores e também existem vários professores para darem aula para os pequenos índios;esses ítens citados acima existem na nossa escola.As diferenças são que a escola dos índios não tem iluminação,não possui ventiladores,não existe pintura nas paredes internas,não tem biblioteca e nem armários para os professores colocarem seus materiais didáticos.Esses ítens citados acima existem na nossa escola!

    Por Bábara Luyse e Eduarda Gonçalves.

    ResponderExcluir